O QUE É, E COMO FUNCIONA UMA FRANQUIA?

Conheça mais sobre o universo das franquias e descubra o poder do franchising para o empreendedorismo.

Publicado em: 05/06/2024 às 12:55

O mercado de franquias se tornou nas últimas décadas um dos principais modelos de negócio no Brasil e no mundo. Se você já é empreendedor ou tem o desejo  de entrar para o empreendedorismo, a franquia é uma excelente opção para realizar o seu sonho de ter um negócio próprio que seja próspero, lucrativo e seguro.De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o mercado de franquias nos próximos anos deve alcançar um faturamento anual de R$200 bilhões, dessa forma é comprovada a eficiência e segurança nesse modelo de negócio.

O franchising é um modelo de negócio onde o FRANQUEADOR (proprietário de uma marca, produto ou serviço) concede o direito de uso para o FRANQUEADO (investidor), para que ele possa replicar em diferentes regiões o formato desse negócio, o qual já foi testado e comprovado a eficiência. As franquias possuem uma enorme variedade de segmentos e abrangências, e tem como principal diferencial a padronização dos processos e produtos. Sendo assim, você encontrará em qualquer unidade, os mesmos produtos, processos, formatos, e qualidade, o que gera um maior fortalecimento e reconhecimento da marca.

                                               

O sistema franchising teve origem ainda no século XIX, nos Estados Unidos. O modelo de franquias é baseado na liberação de uso do modelo de negócio, e também da marca, além do know-how (é o conjunto de informações confidenciais, tecnologias, técnicas, procedimentos, adquiridos por uma empresa que traz para si vantagens competitivas), estruturas, rotinas e produtos desenvolvidos pelo franqueador. É opção ideal para aqueles que desejam iniciar um empreendimento com bases mais sólidas e consolidadas, reconhecimento pelo público e operações testadas.

Neste formato de negócio existe uma relação de dependência entre o FRANQUEADOR e o FRANQUEADO.O franqueado, tem como principal responsabilidade a administração da unidade franqueada, possuindo diversas obrigações com a marca. Além disso, o franqueado deve pagar todas as taxas que envolvem a rede, e cumprir com todas as regras e padronizações da marca.  A franqueadora é o detentor oficial da marca, sendo responsável pelo suporte a todas as unidades franqueadas. Devem repassar todo o know-how e todos os treinamentos necessários para garantir o bom funcionamento do negócio. 

                                                               

Agora que você já sabe como funciona uma franquia, confira no link abaixo as principais vantagens de se ter uma franquia: https://www.luahsemijoias.com.br/blog/as-vantagens-de-ter-uma-franquia

Como ser um franqueado da Luah Semijoias?

  1. Entre em contato pelo email franquias@luahsemijoias.com.br e receba nossa ficha de Pré-Qualificação;

  2. Entrevista com a equipe de expansão;

  3. Visitar a franqueadora (opcional);

  4. Recebimento da Circular de Oferta;

  5. Assinatura do contrato;

  6. Boas-vindas e treinamento na franqueadora.