Curiosidades sobre o Carnaval

O carnaval é uma mistura de várias influências, festividades e rituais, que culminaram naquilo que conhecemos como Carnaval. Aqui serão contadas algumas curiosidades sobre o Carnaval. 

Publicado em: 13/02/2024 às 10:12

Curiosidade número 1º

Como surgiu o Carnaval?

De forma oficial, o Carnaval surgiu no período da Baixa Idade Média (XI-XV), nas primeiras cidades medievais, e também era realizado em áreas rurais. Porém, suas origens se encontram em ritos e celebrações da antiguidade. Já na Mesopotâmia, por exemplo, a tradição babilônica estabelecia de ano em ano as Sacéias, quando um prisioneiro era vestido e alimentado como um rei, mas depois era castigado e morto. 
No Brasil, houve uma grande influência da Europa, os bailes de máscaras surgiram no carnaval de Veneza, mas após algum tempo se tornaram conhecidos e se transformaram em luxuosas festas da burguesia francesa. O baile de máscaras é uma festa muito elegante e cria um ar de mistério, já que todos os convidados estarão com o rosto coberto. O Entrudo foi introduzido no Brasil por meio da chegada dos portugueses. Entrudo era o nome que se dava a um grande boneco de madeira que saía nas ruas, uma tradição hoje mantida em Olinda, no município de Pernambuco. O entrudo no Rio de Janeiro já foi uma loucura, em 1640 eram liberados os escravos para saírem nas ruas, pintavam-se seus rostos com farinha branca e jogavam bolinhas de água de cheiro, pelos menos era para ser assim, com umas bisnagas espirrando esse cheiro nas pessoas, claro que os escravos passaram a usar água má cheirosa, ao invés de água, e também xixi. O entrudo no Brasil virou uma loucura, o Rio a capital da beleza e do caos, dessa forma por volta de 1854, o D.Pedro II e os políticos proibiram o Entrudo, ai, inicia os ranchos, o carnaval de salão e depois vai dar origem ao carnaval de carro, até que virou uma mistura do Entrudo e o Carnaval e voltou a ser essa loucura que agora é. O carnaval do Brasil é aquele período hedonista, maluco, inacreditável, onde tudo pode acontecer, os homens usam rosa, as mulheres usam azul, tudo é muito extraordinário, as pessoas divertem-se, pulam, cantam, dançam.

                                 

Curiosidade número 2º

“Ô ABRE ALAS, QUE EU QUERO PASSAR”: A importância de Chiquinha Gonzaga para a cultura musical brasileira

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, nasceu em 17 de outubro de 1847, foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira, a primeira pianista chorona, ou seja, musicista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca chamada: “O abre-alas” de 1899 é também a primeira mulher a presidir uma orquestra no Brasil. 
No mês do Carnaval, em fevereiro, é que as “velhas” marchinhas entram para a história da folia. Tudo começou a partir de 1889, quando a Francisca Edwiges Neves Gonzaga (ou Chiquinha Gonzaga, como era conhecida) resolveu dedicar uma de suas composições ao cordão Rosas de Ouro, espécie de “bloco de carnaval” que costumava ensaiar próximo à sua residência, no bairro do Andaraí, Rio de Janeiro. 
Eis que, então, nasce O Abre Alas, a primeira marchinha de carnaval, inspirada em aspectos rítmicos e coreográficos da cultura africana. A canção - que logo se tornou um sucesso, admitindo uma infinidade de gravações e interpretações - é, sem dúvida, o relevante legado de Chiquinha para o carnaval brasileiro. Os desfiles, antes desprovidos de quaisquer marcações melódicas, trazendo apenas a tradição dos conhecimentos “Zé Pereiras” (tocadores de bumbo), ganharam, então, um aspecto diferente e mais animado - presente da compositora, também, às futuras gerações. Com O Abre Alas, Chiquinha antecipou o que ocorreria de forma regular apenas a partir de 1917: a utilização da canção enquanto importante recurso em meio aos desfiles de carnaval.

                   

Curiosidade número 3º

O maior bloco de carnaval do Mundo: Recife - PE

Mesmo com o sol forte e muito calor milhares de pessoas saem para curtirem o carnaval de Recife–PE que tem o maior bloco de carnaval do Mundo, segundo o livro dos recordes, tem entre mais de 30 trios elétricos e estrelas da música brasileira, como Fafá de Belém e Gaby Amarantos, o calor torna-se então energia para o folião. O galo gigante, uma obra toda grafitada com 30 metros de altura, é a maior majestade que encanta o bloco. 
O Galo da Madrugada, em Recife no final da década de 78  Enéas Freire com um grupo de amigos juntou 72 pessoas e uma orquestra de 22 músicos para sair pelo bairro de são José tentando restaurar essa ideia do carnaval de rua e esse carnaval de rua que havia caído em declínio muito voltado a questão ainda dentro dos clubes, voltou a ganhar conotação de festa popular com os anos o galo foi crescendo até que em 1994 o galo atingiu o recorde como maior bloco do Mundo em 2009 ele chega a marca de 2,5 milhões de pessoas tornando-se assim a maior agremiação carnavalesca de todo o planeta. O Galo da Madrugada, que inicialmente era conhecido como as máscaras do galo da madrugada, iniciava às 05 horas da manhã em seus 3 primeiros anos antes do comércio em Recife. 
O galo da madrugada é tão forte na mentalidade coletiva da população recifense diante das suas mais diversas manifestações culturais como, por exemplo, o Frevo, a própria ideia das fantasias, de poder acerbar-se com várias vestimentas.  Esse é um dos fatores que torna o Galo da Madrugada o maior do mundo.