História das Semijoias

As semijoias conquistaram o mundo há séculos. Combinando a elegância e o brilho das joias preciosas com um preço mais acessível, essas peças já conquistaram espaço no mundo da moda.

Publicado em: 29/01/2024 às 15:48

Origens das Semijoias
As semijoias têm suas raízes na antiguidade, quando as peças eram utilizadas para expressar status social e embelezar o corpo. Civilizações antigas, como os egípcios, gregos e romanos, já valorizavam o uso de materiais como o ouro, prata, cobre e pedras preciosas para criar peças elegantes. No entanto, a popularização das semijoias ocorreu durante o período da Revolução Industrial, quando técnicas de fabricação em massa tornaram essas peças mais acessíveis às pessoas comuns. Materiais como o latão, o cobre e o bronze foram utilizados para criar joias mais acessíveis, que eram banhadas a ouro ou prata, resultando em um acabamento semelhante ao das joias preciosas.

                                                

Evolução das Semijoias
Com o passar do tempo, as semijoias evoluíram em termos de matérias, design e técnicas de fabricação. O advento da bijuteria, que utiliza matérias não preciosas, também contribuiu para a diversificação do mercado de semijoias. Nos anos de 1920, Art Deco influenciou o design de semijoias, com peças geométricas e sofisticadas, combinando metais como ouro e prata com pedras preciosas e semipreciosas. Durante a Segunda Guerra Mundial, a escassez de matérias levou à popularização das semijoias com pedras sintéticas, que imitavam o brilho das gemas naturais. Além disso, a indústria de semijoias acompanha as tendências da moda, oferecendo designs inovadores e contemporâneos. Os designers de semijoias estão constantemente explorando novas matérias, combinando-os com pedras naturais, zircônias cúbicas e outras pedras sintéticas para criar peças que são verdadeiras obras de arte.

                                                                                                     

 Conclusão: A história das semijoias é uma jornada fascinante, desde suas origens antigas até seu papel na moda atual.