MULHERES INSPIRADORAS

Cada mulher carrega consigo uma história de coragem e superação.

Publicado em: 11/03/2024 às 16:40

Mulheres inspiradoras são aquelas que, através de suas ações, palavras, realizações e exemplos de vida, motivam e influenciam positivamente outras pessoas, especialmente outras mulheres. São aquelas que desafiam estereótipos, superam adversidades, alcançam grandes feitos em suas áreas de atuação e contribuem para o avanço da sociedade. Vamos conhecer exemplos de mulheres inspiradoras?

Oprah Winfrey

Nasceu em uma família com baixa condição ao nível de pobreza, sendo filha de pais adolescentes, que já haviam sido separados quando ela nasceu, sua mãe para conseguir meios de sobrevivência deixou com a sua avó, que ensinou a ler com três anos. Conseguiu a habilidade de recitar versos da bíblia e apanhava muito cada vez que errava, aos seus seis anos, sua mãe levou-a para morar com ela, mas por ter que trabalhar muito raramente ficava com a garota, isso facilitou para aos nove anos ela passasse a ser estuprada com frequência por seu tio e primos adolescentes.

Mesmo com sua vida difícil nunca parou de estudar, sempre esteve visando mudar de vida! Aos 13 anos ganhou uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas públicas da cidade, cansada de tantos anos de abusos fugiu de casa, infeliz e desesperada foi morar na casa de uma amiga e um ano depois aos 14 anos descobriu-se grávida, apaixonou-se perdidamente pelo primeiro namorado da mesma idade sua paixão, porém não foi suficiente para segurar o amado que a deixou ao tomar conhecimento da gravidez. Ao contar aos pais o motivo de ter saído de casa seus parentes foram presos, a mãe quis que ela voltasse, mas ela não aceitou, com uma gestação mal cuidada sem os cuidados médicos, a tristeza ia consumindo ela deu à luz a um menino de parto normal. Um misto de felicidade e medo tomou conta de todo o seu ser para aumentar seu desespero, problemas de peso e nos órgãos levaram o menino à morte poucas horas após o nascimento, a depressão se aprofundou e ela decidiu nunca mais ser mãe novamente.

Ao terminar a escola ela ganhou um concurso de locução, o que lhe garantiu uma bolsa de estudos na universidade, aos 17 anos ganhou um concurso de beleza, ou seja, sua vida estava perfeita. Logo uma rádio contratou ela para transmitir as notícias de plantão, não tardou e já era mais jovem única negra ocupar o cargo de âncora de um jornal, aos 22 anos foi morar sozinha em Baltimore e sua carreira radialista deslanchou, em 1984 aos 30 anos estreou na televisão liderando o Talk Show matinal a “AM Chicago”, em poucos meses o programa já era o mais visto na região, tão grande o sucesso que a emissora concedeu uma hora o programa e o rebatizou de Oprah Winfrey Show, passando a ser transmitido para todo o país. Após seu grande sucesso no seu programa de televisão Oprah é convidada para estrelar um filme e destacou-se pela sua grande atuação isso resultou na indicação do Osca de melhor atriz coadjuvante.

Em 1993 ela conseguiu um feito histórico o segundo evento mais assistido da história da TV mundial, com uma plateia recorde de 600 milhões de pessoas, ela entrevistou o Rei do pop Michael Jackson ao vivo da sua mansão Neverland Valley, em 2004 Oprah distribuiu 276 carros para a plateia doados por uma empresa como parte de um acordo publicitário, ainda em 2004 Oprah apresentou a edição do prêmio Nobel da Paz ao lado do ator Tom Cruise, atuou no cinema em vários filmes, é dona de duas revistas de sucesso, já produziu meia dúzia de livros possui o site oprah.com que recebe cerca de 70 milhões de visitas por mês, o canal Discovery health é inteiramente dedicado a ela o OWN The Oprah Winfrey Network seu programa de televisão o the Oprah Winfrey show ficou no ar por 25 anos. Oprah tem um patrimônio estimado em mais de 3 bilhões de dólares, tornou-se uma das mulheres mais influentes do mundo, sendo eleita pela revista Forbes uma das 70 mulheres mais poderosas do mundo e estando em 6 lugar das 25 mulheres mais ricas dos Estados Unidos sendo a única mulher negra dessa lista.

Mesmo passando por tantas dificuldades em sua infância, Oprah não desistiu, continuou com a esperança em um futuro melhor e correu atrás de seus sonhos, em um tempo onde as mulheres negras não tinham lugar ela conseguiu ter sucesso em sua carreira, tornando-se apresentadora, atriz, crítica de livros, empresária e ganhando inúmeros prêmios em sua carreira brilhante.

                                                                                           

Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, uma cidadezinha às margens do rio Loire, próxima a Nantes. Filha de uma lavadeira e de um vendedor de roupas, a menina teve uma infância bastante humilde. A mãe morreu quando ela tinha apenas 12 anos, vítima de tuberculose, e ela foi então morar em um internato na Abadia de Aubazine, distante de sua cidade natal. Foi vivendo no interior da França que Gabrielle teve os primeiros contatos com a costura, atividade que praticava no internato onde cresceu e, depois, na pensão em que viveu na cidade de Moulins. Lá ela reencontrou uma tia, Adrienne, irmã caçula de sua mãe. As duas tinham idades próximas e, em comum, a vontade de melhorar de vida. Junto com essa tia, ela foi trabalhar como costureira na Maison Grampayre, um atiliê de enxovais.

Em Moulins, então, Gabrielle Chanel deu os primeiros passos no ofício que a consagraria. Foi lá também que ela recebeu o apelido Coco, dado por oficiais de um regimento de cavalaria frequentadores de um café onde ela, eventualmente, se apresentava cantando. Em uma dessas noites de cantoria ela conheceu Étienne Balsan, o primeiro namorado, herdeiro de uma fábrica de tecidos e que a introduziu à alta sociedade francesa. Ela aprendeu a montar a cavalo e o contato com os esportes fez com o que ela começasse a pensar, como conciliar elegância com o conforto, a silhueta elegante na época envolvia uso de espartilhos e tornava-se difícil a mobilidade da mulher. Rapidamente Coco alcançou o estrelado. Seus chapéus eram queridos pelas grandes atrizes francesas da época, como Gabrielle Dorziat, que usava uma criação de Chanel em cena, na peça “Bel Ami”. O sucesso fez com que ela logo abrisse uma segunda loja, no balneário de Deauville. Lá, além dos chapéus, ela lançou uma coleção de roupas casuais e esportivas. Um hit da época era a blusa mariniére, com listras horizontais, inspirada nos marinheiros de então, e que até hoje é um dos ícones da grife.

A terceira loja de Coco foi aberta em 1915 em Biarritz, próspera cidade praiana francesa, quase na fronteira com a Espanha. Endinheirados franceses, espanhóis e de diversas nacionalidades escapavam da Primeira Guerra Mundial, que estava em pleno curso, na cidadezinha. Enquanto outras lojas fechavam, a Chanel seguia aberta, vendendo vestidos de jérsei, um tecido barato, que na época era mais usado para roupas íntimas masculinas. Com bom caimento, o jérsei era ideal para Coco, que fazia com ele peças femininas inspiradas justamente no guarda-roupa dos homens.

Uma mulher humilde que perdeu seus pais bastante cedo, mas aproveitou as pequenas oportunidades, conseguiu revolucionar o mundo da moda em meio a ambientes como cavalgar com conforto e também em meio à Primeira guerra mundial, produziu peças com características diferentes sem perde a elegância.

Na atualidade não tem como pensar em moda sem citar a marca Coco Chanel, marca essa que expandiu os horizontes da elegância e sofisticação, desbravando acessórios como óculos, relógios, perfumes, bolsas, dentre tantos outros nichos, a marca que revolucionou o século XX e permanece até hoje, sendo à mais desejada do Mundo.

                                                                     

Mês da mulher Luah´s

Durante todo o mês de março/24 estaremos trazendo a memória histórias de mulheres que impactaram uma geração. Vejam essas e outras histórias de mulheres inspiradoras no nosso instagram: link aqui