Os 7 estilos universais

Os sete estilos universais, foi criada por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, precursoras da consultoria de imagem.

Publicado em: 12/01/2024 às 10:48

Os sete estilos universais se dividem em “base”: tradicional, elegante ou esportivo; e “secundários”: criativo, dramático, sexy e romântico. Cada pessoa pode ter dois ou três dos sete estilos, sendo um de base e os outros secundários. Conheça as particularidades de cada um deles e descubra quais são os seus:

Tradicional
Estilo esse que engloba quem gosta de vestir-se de forma clássica, os seus bons caimentos, cores mais neutras, peças atemporais, geralmente são pessoas mais conservadoras na hora de vestir-se. Blazer e scarpin, por exemplo, são alguns itens que chamam a atenção de quem possuiu o estilo tradicional.


Esportivo
O estilo esportivo é despojado, pessoas que gostam de mais conforto acima de tudo, roupas essas mais práticas e casuais, sua modelagem ampla, tecidos leves e sapatos confortáveis são a preferência de quem tem esse estilo. O combo Jeans, camisa e tênis é um exemplo clássico do estilo esportivo.


Elegante
Sofisticação é a palavra que define o estilo elegante. Apesar de ter um pouco em comum com o tradicional, o elegante tem mais informação de moda. São pessoas mais antenadas nas tendências, mas sem deixar de lado a elegância, apostam um pouco mais nas cores e estampas. Sapatos de salto, bolsas e peças com uma vibe mais chique são a cara de quem tem um estilo elegante.


Criativo
É um mix de estampas, peças assimétricas e sapatos diferentes, com certeza, vão conquistar quem é do estilo criativo. Atraem-se pelo que não é comum e não ligam as convenções sociais de vestimenta.


Dramático
Coturno, jaquetas de couro e jeans são indispensáveis para as pessoas dentro do estilo dramático. É um estilo mais urbano que apesar de ser pouco mais minimalista, é ousado e forte.


Romântico
Vestidos, saias amplas e roupas com babados são super característicos da mulher que tem o estilo romântico, é tudo sobre fluidez, delicadeza e é claro romantismo. Roupas e acessórios delicados compõem o guarda-roupa das pessoas desse estilo.


Sexy
Croppeds, calças skinny e animal print podem ser escolhas frequentes para as pessoas do estilo sexy, podem usar decote, mas não necessariamente. São pessoas que se vestem de uma maneira mais poderosa.
Importante lembrar que não é uma regra do que cada um deve ou não vestir. Descobrir o próprio estilo envolve autoconhecimento e a identificação com alguns dos sete estilos universais podem ser uma ajuda para saber o que funciona, fazer compras mais certeiras e mostrar a própria personalidade através das roupas.